62 3998-9151 | 3998-9169 62 98324-0250 contato@drajulianaotorrino.com.br
Nariz

Ansiedade, Depressão e Obstrução nasal

Por 4 de setembro de 2017

O nariz entupido pode desencadear transtornos de ansiedade, como a Ansiedade generalizada e Síndrome do Pânico, e/ou de humor, como a Depressão. No adulto, as principais causas da obstrução nasal são: desvio de septo, rinite alérgica, sinusite crônica, e, raramente, tumores.

Sintomas psiquiátricos são mais comuns em pacientes com desvio de septo comparado a pessoas sem essa desordem. Já foi provado que a septoplastia, nesses casos, pode melhorar o sono e a ansiedade diurna. Existem vários estudos que correlacionam a rinite alérgica a quadros de ansiedade e transtornos do humor. As possíveis explicações sugeridas estão nas alterações imunológicas induzidas pela alergia, efeitos da obstrução nasal no sono, alteração na função cognitiva e fatores genéticos sobrepostos. Alto grau de ansiedade e depressão também é comumente observado em pacientes portadores de sinusite crônica que procuram atendimento.

Outros prejuízos causados pela obstrução nasal são:

  • Sono de má qualidade e suas muitas consequências: fadiga, falta de atenção, ansiedade, sonolência, etc.;
  • Quadros repetidos de sinusite aguda;
  • Dores de cabeça e na face recorrentes;
  • Dores de garganta e/ou rouquidão frequentes;
  • Sensação de ouvido tampado e dores de ouvido;
  • Pior desempenho em atividades físicas;
  • Alteração no crescimento da face e arcada dentária quando ocorre em crianças e adolescentes;
  • Gera ou piora o ronco.

A Medicina Ayurvédica também defende que a respiração nasal é muito mais do que um fenômeno fisiológico. Assim como a Medicina Ocidental, reconhecem o nariz como fator importante para filtrar e umedecer  o ar que chegará aos pulmões. No entanto, também afirmam que tanto a inspiração quanto a expiração nasal são importantes para possibilitar o fluxo de energia pelos chakras, o que classificam como um fenômeno prânico. Esses estudiosos defendem que as duas fossas nasais devem ser funcionais para possibilitar os diversos exercícios de respiração. Acredita-se ainda que a respiração adequada é um fenômeno psíquico que permite encontrar a tranquilidade, enquanto o contrário causa inquietude mental e emocional.