62 3998-9151 | 3998-9169 62 98309-0027 contato@drajulianaotorrino.com.br
Nariz

Ansiedade, Depressão e Obstrução nasal

Por 4 de setembro de 2017

O nariz entupido pode desencadear transtornos de ansiedade, como a Ansiedade generalizada e Síndrome do Pânico, e/ou de humor, como a Depressão. No adulto, as principais causas da obstrução nasal são: desvio de septo, rinite alérgica, sinusite crônica, e, raramente, tumores.

Sintomas psiquiátricos são mais comuns em pacientes com desvio de septo comparado a pessoas sem essa desordem. Já foi provado que a septoplastia, nesses casos, pode melhorar o sono e a ansiedade diurna. Existem vários estudos que correlacionam a rinite alérgica a quadros de ansiedade e transtornos do humor. As possíveis explicações sugeridas estão nas alterações imunológicas induzidas pela alergia, efeitos da obstrução nasal no sono, alteração na função cognitiva e fatores genéticos sobrepostos. Alto grau de ansiedade e depressão também é comumente observado em pacientes portadores de sinusite crônica que procuram atendimento.

Outros prejuízos causados pela obstrução nasal são:

  • Sono de má qualidade e suas muitas consequências: fadiga, falta de atenção, ansiedade, sonolência, etc.;
  • Quadros repetidos de sinusite aguda;
  • Dores de cabeça e na face recorrentes;
  • Dores de garganta e/ou rouquidão frequentes;
  • Sensação de ouvido tampado e dores de ouvido;
  • Pior desempenho em atividades físicas;
  • Alteração no crescimento da face e arcada dentária quando ocorre em crianças e adolescentes;
  • Gera ou piora o ronco.

A Medicina Ayurvédica também defende que a respiração nasal é muito mais do que um fenômeno fisiológico. Assim como a Medicina Ocidental, reconhecem o nariz como fator importante para filtrar e umedecer  o ar que chegará aos pulmões. No entanto, também afirmam que tanto a inspiração quanto a expiração nasal são importantes para possibilitar o fluxo de energia pelos chakras, o que classificam como um fenômeno prânico. Esses estudiosos defendem que as duas fossas nasais devem ser funcionais para possibilitar os diversos exercícios de respiração. Acredita-se ainda que a respiração adequada é um fenômeno psíquico que permite encontrar a tranquilidade, enquanto o contrário causa inquietude mental e emocional.

2 Comments

  • Roseni disse:

    Nossa eu passo muito mal com falta d ar e cabeça doi todos os dias e ronco muito e estou depressiva so q a medica falou q meu caso nao e de opera mais naos tenho mais vida …

  • Regina disse:

    Meu nome é Regina, 53 anos.Tenho desvio de septo, a medica disse que era ” importante” mas que se não me prejudicasse não era necessario fazer cirurgia. Há tempos, uns quatro anos, tem sentido uma sensaçao como se tivesse um aperto na garganta, ja fiz exame de laringoscopia e a medica diagnosticou uma rinite cronica, tenho um catarro na garganta um gosto estranho, depois que entrei na menopausa essa sensaçao as vezes aparece ,assim como o catarro e também sinto dores nas costas.Faço reposiçao hormonal, quando iniciei com tratamento, o gineco disse que eu tenho ansiedade, preescreveu fluoxetina mas nao tomei. As vezes penso que este desvio de septo pode estar causando estas crises de ansiedade. Será que estas crises que as vezes tenho de dores nas costas, catarro na garganta, umas sensaçoes de dor na face pode ser do desvio de septo? Pode me orientar?

Deixe seu comentário